top of page

CREJA 

  Centro Municipal de Referência

  de Educação de Jovens e Adultos   

O CREJA

O Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) foi criado em 2004, como uma das iniciativas de desenvolvimento das políticas públicas para a EJA no município do Rio de Janeiro.

 

A inauguração do CREJA ocorreu no dia 04 de maio de 2004.

​

Seu objetivo enquanto Centro de Referência é atuar no desenvolvimento da EJA no município do Rio de Janeiro, na formação dos professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no acompanhamento das Escolas Exclusivas de EJA no âmbito de nosso município e oportunizar, numa perspectiva de Educação permanente, o aumento da escolaridade de jovens e adultos, através da vivência/construção de diferentes práticas e oportunidades variadas de estudo.

 

Nesse sentido, o Projeto Pedagógico do CREJA consolida-se no tripé: Escolarização, Educação Continuada e Orientação/ Qualificação para os Mundos do Trabalho.

​

Localizado em um ponto estratégico da cidade do Rio de Janeiro, o CREJA possui uma Escola Exclusiva de Educação de Jovens e Adultos possibilitando mais oportunidades de acesso e permanência à Educação àqueles sujeitos que desejam ou precisam dar continuidade/ retomar os seus estudos.

Fachada do CREJA

Fachada do CREJA (arquivo digital CREJA)

O CREJA desenvolve duas metodologias: a semipresencial e a EaD.

​

Na semipresencial, há aulas em turnos com duas horas de aulas presenciais diárias (PEJA I, de 2ª a 5ª feira e PEJA II, de 2ª a 6ª feira), mais a realização de atividades de complementação de carga horária. O PEJA II tem aulas de um componente curricular por dia: Ciências, Educação Física, Geografia/ História, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol (Bloco 2), Língua Portuguesa, Linguagens Artísticas (Bloco 1) e Matemática.

​

A partir de 2012, o CREJA implementou também como metodologia a Educação a Distância - PEJA/ EaD-, criando mais uma possibilidade para atender os estudantes que não conseguem ainda, por questões de trabalho ou outras, frequentar o PEJA presencial (de 04 horas em outras escolas) ou o semipresencial.

ESCOLA EXCLUSIVA DE EJA

Âncora 1

No CREJA, surgiu a primeira escola denominada como Escola Exclusiva de EJA no município do Rio de Janeiro. Essa denominação significa uma escola cuja estrutura e funcionamento é especialmente pensada para estudantes da EJA.

​

Geralmente, a EJA ocorre no turno da noite em unidades que, durante o dia, funcionam com o ensino de crianças e adolescentes ou ocorrem durante o dia concomitante com o Ensino fundamental de crianças e adolescentes. Diferente disso, as Escolas Exclusivas de EJA funciona nos três turnos: manhã, tarde e noite com atendimento à Educação de Jovens e Adultos.

As Escola Exclusiva de EJA são importantes por possibilitarem uma identidade para esse espaço, uma estrutura e equipamentos adequados ao seu público.

​

Atualmente, além da Escola Exclusiva de EJA no CREJA, o município do Rio de Janeiro tem mais duas Escola Exclusiva de EJA, nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), sendo: o CEJA Maré (na 4ª CRE), inaugurado em 14 de setembro de 2014, e o CEJA Acari (na 6ª CRE), inaugurado em 2020.

bottom of page